domingo, 12 de setembro de 2010

Nova Fase - Organização.

Oi Queridas e queridos, estou em uma nova fase, de organizar tudo.
Com o escritório montado, finalmente, agora é hora de mexer nas caixas das mudanças (aff, mas vamos lá). Mudança feita em 2009, e ainda tenho coisas em caixas, acreditem.

Então, abrimos as caixas com catálogos de fabricantes e fornecedores (para os que não sabem, sou designer de móveis), e começa o processo descarte, o que fica, o que achamos necessário, o que vai fora definitivamente, depois a pilha do que acha necessário, faz-se a revisão, será que é mesmo necessário, mais um pouco de itens descartados, ótimo.

Agora o que dá medo, a caixa dos papéis, documentos, despesas...só de pensar já fico confusa, melhor, ficava, pois recebi um e-mail com uma citação do site da BM e FBOVESPA http://www.bmfbovespa.com.br/mulheres/home.asp , do setor Mulheres em Ação, e isto foi uma super luz, portanto vou postar um trecho que acredito, espero, que facilitem as suas vidas como fez na minha.

Pensem assim, organizar a papelada é mais facil que pedir ajuda ao São Longuinho.

Baseado nas informações do livro "Como organizar sua vida financeira" do consultor Gustavo Cerbasi, trocando por miudos seria assim o que devemos guardar e por quanto tempo:

  • 10 anos para documentos e recibos relativos a impostos federais
  • 6 anos para documentos usados na declaração do imposto de renda
  • 5 anos para contratos de serviços e recibos de mensalidade escolar, condominio e impostos municipais, além de faturas de cartão de crédito.
  • 3 anos para recibos de aluguel.
  • 2 anos para comprovante de pagamentos de água, luz, telefone, gás (serviços públicos)
  • 1 ano para extratos bancários e documentos de seguro.

Isso me ajudou muito, ainda coloquei tudo separado dentro de envelopes, com informações do que havia dentro de cada um e o tempo de armazenagem, e o ano referente a cada documentação. Tudo isso está dentro de uma caixa só, de várias caixas e pastas, passei tudo para 01 caixa apenas e ainda tem espaço.

Vamos aproveitar, e organizar, pois com organização é mais dificil de perdermos algo.

Beijos e bom restinho de domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário